No respeitante à implementação dos Novos Programas de Português e respectivo acompanhamento na Escola do Ensino Básico 2,3 de Capelas, tenho a considerar o seguinte:
. a escola não possui representante do 1º Ciclo, junto à formação «Implementação do Novo Programa de Português para o Ensino Básico», por motivos que não lhe são imputáveis;
. foram convocadas, a 25 de Setembro do ano 2009, as docentes Patrícia Alexandra de Sousa Ribeiro Sá Bettencourt, P.Q.N.D., do 3º Ciclo, e Maria da Conceição Lima Pontes, P.Q.N.D., do 2º Ciclo, para o efeito.
Relativamente ao assunto em epígrafe, registam-se os seguintes aspectos, a considerar:
1. Actividades desenvolvidas até ao momento –
a) Após o 1º módulo de formação, as docentes representantes do 2º e 3º Ciclos efectuaram alguns contactos com a Coordenadora do 1º Ciclo, no sentido de promover a sensibilização para a implementação dos novos programas, alertando-a para a importância do professor, enquanto agente responsável pela implementação do mesmo. Neste sentido, foram-lhe facultadas, em suporte de papel, várias cópias integrais do novo Programa de Português, de modo a que a mesma os fizesse chegar a cada Coordenador de Núcleo do 1º Ciclo;
b) A participação nos trabalhos de grupo, durante as sessões de formação; a organização de materiais de formação e partilha dos mesmos; as diversas intervenções em linha; a participação nas actividades; a pesquisa, organização da informação e elaboração de materiais, foi um processo que se desenvolveu ao longo dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, com a participação nos dois módulos de formação e que se revelou mais consciente e consistente à medida que se levantaram questões, colocaram hipóteses, obtiveram respostas e se experienciaram pressupostos. Por tal motivo, se escolheu o início do novo ano civil para efectuar a replicação dos novos Programas de Português para o Ensino Básico, na Escola EB 2,3 de Capelas;
c) A primeira sessão de replicação realizou-se no dia 7 de Janeiro, pelas 16h15m, no auditório da Escola EB 2,3 de Capelas, com os docentes do 1º Ciclo, à qual compareceram 47 docentes;
d) A segunda sessão de replicação realizou-se no dia 11 de Janeiro, pelas 15h30m, no referido local da escola sede, na presença dos docentes do 2º e 3º Ciclos, à qual compareceram 15 docentes;
e) Foram entregues, em suporte de papel, os novos Programas de Português para o Ensino Básico a todos os docentes do 1º, 2º e 3º Ciclos. O Conselho Executivo facultou todas as cópias necessárias, para o efeito.
2. Dificuldades sentidas ao longo do trabalho –
a) Não foi possível juntar todos os docentes dos diferentes ciclos, na mesma sessão de replicação, uma vez que a diversidade de horários não o permitiu;
b) Menor domínio das actividades/Práticas de Ensino específicas do 1º Ciclo;
c) Ausência de um representante do 1º Ciclo da Escola Básica Integrada de Capelas, na «Formação no âmbito dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico».
3. Solicitações/dúvidas colocadas pelos colegas –
a) Dúvidas sobre a operacionalização dos novos programas, no que diz respeito á avaliação das competências:
- Que itens a considerar? Que peso(s) a atribuir às diferentes competências? Que actividades promotoras? O que deve constar nos registos de avaliação? Assiduidade, comportamento, frequência da participação, trabalhos de casa, material – tudo isso tem que ver com o domínio das atitudes? Deve manter-se? Leitura, Expressão Oral, Compreensão Oral, Expressão Escrita, CEL – tudo isso é um todo, uma articulação, certo? Como se materializa uma avaliação das mesmas enquanto todo? Um texto escrito, reescrito, revisto e acompanhado, pelo professor e melhorado pelo aluno, enquanto processo contínuo, pode ter uma nota, certo? Neste texto não se pode avaliar a expressão oral, ou pode-se? E a compreensão oral? … Que tempo dispomos para realizar oficinas de escrita, organizar e rever portefólios, levar o aluno a reflectir, corrigir textos, avaliar, promover a leitura, etc.
b) Solicitações:
- Necessidade de uma formação sobre as T.L.E.B.S.
- Acesso a todo o material utilizado na formação.
NOTA: Trabalho realizado em parceria com a colega Patrícia Bettencourt
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