Balanço das replicações

Realizou-se a 15 de Março, pelas 16:15, na Escola Básica 2, 3 de Capelas, a segunda sessão de replicação do Novo Programa de Português do Ensino Básico. Para esta sessão, reuniram-se os docentes do 1º, 2º e 3º ciclos que, de acordo com a decisão do Conselho Executivo, foram convidados a assistir.

A replicação incidiu sobre as competências da compreensão e expressão oral e da escrita. A metodologia adoptada foi a apresentação de um powerpoint onde se resumiram os conceitos básicos e os pressupostos de planificação de actividades para o desenvolvimento das competências em causa. Enfatizou-se o papel da organização do discurso oral para estruturação do pensamento e o contributo que esta ênfase trará às restantes competências. No âmbito da escrita, deu-se relevo à modalidade de oficina e ao faseamento do processo. Na segunda parte da sessão de trabalho, todos os docentes receberam um exemplar do teste Formonline que resolveram individualmente. De seguida, procedeu-se à correcção conjunta, também através de powerpoint. A estratégia permitiu que surgissem dúvidas e uma discussão bastante positiva de ideias. Permitiu, para além disso, que os docentes que ainda não prestaram a devida atenção ao programa se tenham apercebido da necessidade de o fazer.

Ainda nesta sessão, os docentes foram informados de que as replicadoras criaram, na página moodle da nossa escola, a disciplina “Novo Programa de Português” onde serão colocados, tanto os materiais usados nas replicações, que estão mais sintetizados, como os materiais que nos são cedidos na formação, com a informação mais completa.

As preocupações dos colegas estão, quase sempre, relacionadas com a extensão do programa e com o tempo alargado que sabemos ser necessário para o trabalho de competências em oficina/faseamento. A maior dúvida reside em como fazer “o milagre da multiplicação” dos tempos lectivos que nos são atribuídos.

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